Muitas pessoas me perguntam “Poxa, porque você ensina a criar o site já na hospedagem” eu queria testar sem ter que pagar a hospedagem.

O primeiro motivo é simples: Você precisa aprender como instalar o wordpress na hospedagem, precisa saber o que é contratar uma hospedagem e registrar um domínio de maneira prática. Se você quer levar a sério a criação de sites você precisar fazer testes, mexer e aprender… E tudo isso é preciso ser feito na hospedagem. Pois existem várias diferenças entre fazer um site online já na hospedagem e fazer um site localmente no computador. Sugiro que não espere conseguir um cliente para ter que correr atrás de aprender tudo isso, ou começar a testar online só quando tiver conseguido um cliente. Parte da aprendizagem da criação de sites está relacionada a esse processo.

Muitos me perguntam: “E como você faz?” e a resposta é: “Faço já online, porque wordpress + elementor traz um conceito de praticidade, vai criando tudo online e facilitando a vida e diminuindo o retrabalho”. Quando que eu uso localmente? quando estou desenvolvendo um plugin, aí sim, quando eu vou ter que escrever e testar códigos, eu faço localmente. Mas via de regra todos os meus sites feitos com wordpress, já faço direto na hospedagem.

Segundo ponto é a questão do retrabalho. Quando você cria um site wordpress em sua máquina, para tudo que for relacionado a links, a menus, a imagens enviadas, na base de dados vai ficar a referência da URL -> http://localhost/ . Com isso após criar todo o site você além de ter que criar a base de dados na hospedagem, compactar todos os arquivos enviar e descompactar… você precisará antes de subir a sua base de dados, exportar a base e alterar todas as URLs que tinham o endereço atual. Acontece ainda, que alguns plugins e temas, guardam informações das URL não apenas na base de dados, mas em arquivos físicos que são escritos, e aí você pode ainda enfrentar alguns problemas.

Terceiro ponto: no servidor local você não conta com o serviço SMTP configurado, que é o serviço de emails, então você não conseguirá por padrão mandar emails e testar os formulários.

Quarto ponto: o servidor local se comporta diferentemente do servidor online, isso se dá devido as versões de apache, de mysql, e de PHP que são diferentes das configurações do servidor da hospedagem. Com isso você, frequentemente pode ter erros relacionados a versões desatualizadas do PHP. E se você é iniciante, é melhor ir para um ambiente já mais controlado e que conta com o suporte da hospedagem.

Então aprender e criar um site WordPress sempre será melhor de ser feito em uma hospedagem real. Se você não tem um cliente ainda, crie o seu site. Contrate a sua hospedagem. Você não caminhará muito longe se não praticar bem, se não tiver o seu próprio site de testes online. E o custo disso é mínimo. Se você tem dúvida em que plano contratar dá uma lida nesse artigo que eu fiz falando sobre qual hospedagem, e qual tipo de plano escolher.

Muitas pessoas pensam que estão economizando, mas veja que o custo para ter um site hoje é menos de 10 reais por mês. Isso é o valor de um lanche na rua… Sei que cada um tem uma realidade, mas pense se não valeria a pena gastar cerca de 10 reais por mês pra já ter o seu site, a sua hospedagem online, já saber como tudo funciona, já poder divulgar o seu serviço através do seu site… veja esse link aqui pois sempre que consigo desconto eu coloco o cupom, e aí você economiza mais ainda.

Pense se o tempo que você vai perder para configurar um servidor local na sua máquina, o stress na hora de migrar, o tempo perdido com tudo isso não valeria os 10 reais que você paga por mês em uma hospedagem. Eu não tenho dúvidas que vale bem mais a pena já pagar a hospedagem, já ter seu domínio e seu site online. Mas realmente essa é uma decisão sua e que com o tempo você vai acabar percebendo isso que estou comentando aqui.

Receba com prioridade Conteúdos sobre Como Criar Sites Profissionais

Fechar Menu