Me chamo Viana Patricio Barbosa Neto e nesta página apresento um pouco do meu perfil pessoal/profissional.
Tenho 31 anos, e atualmente sou CEO da empresa Designcomvc que hoje é uma das maiores empresas de Cursos Online especializadas em Design para Mídias Sociais. Atualmente tenho dedicado meus estudos e trabalhos também a criação de logotipos, e desde que me entendo por gente por volta dos 13 anos de idade já era o “sobrinho” que criava todas as coisas relacionadas a design gráfico e sites para a família e amigos. 

Com o passar dos anos fui estudando e cada vez mais me capacitando. Ainda hoje essa jornada continua. Acredito que a internet foi o ponto chave para todo o meu desenvolvimento e minha aprendizagem. Me considero um pesquisador nato. Adoro resolver problemas, descobrir soluções, implementar inovações. Isso desde a minha adolescência. Porém, o formato tradicional de ensino das escolas não foi um espaço muito favorável para a minha criatividade. Após o ensino médio, por onde passei, onde trabalhei, nos projetos que me envolvi,  eu consegui seguir criando soluções, inovando, e sempre aprendendo. 

Meu contato mais intenso com o Mundo do Design e de maneira mais profissional se deu em 2007, quando fui selecionado para diagramar uma revista, na época eu só tinha ouvido falar do Indesign, que acredito que estava em sua versão CS3. Mas não conhecer o programa não foi um problema, eu encarei a necessidade, aprendi, e além de diagramar fiz o design dessa revista. A partir daí, transitei entre setores de comunicação e de informática, onde ou estava envolvido com a área do Design gráfico ou Web Design.

Tive vários clientes trabalhando como freelancer, mas a zona de batalha de aprendizagens mesmo foi feita nesses setores em que trabalhei por mais de 8 anos. Cheguei a aprender também fotografia, passei anos atuando como fotógrafo de eventos, bem como trabalhei com a parte de filmagem e edição de vídeo. O que me levou a aprender por tabela e ter uma boa noção de motion/animação com after effects. 

Se eu paro para olhar para mim mesmo e ver tudo que percorri, eu simplesmente não acreditaria. Se dissessem que eu teria que fazer tudo que eu fiz, talvez achasse que não fosse capaz. Das linhas de código de um bloco de notas, a criação de sistemas. Dos primeiros rabiscos e tentativas de criação de logos há mais de 10 anos, à hoje ser premiado pela A’design Awards, um prêmio de reconhecimento internacional para os Designers. 

Realmente passei por muitas áreas, muitos conhecimentos, muita emoção, muita dificuldade, muita luta. Mas tudo tem valido a pena. O que eu sou hoje em termos de competências e habilidades, o que eu sou hoje perante essa visão e dimensão criativa, não surgiu do nada. Não foi do dia para a noite que todo o conhecimento brotou. A “facilidade” que tenho hoje de me aventurar por diversas áreas do Design, Web Design, Fotografia, Edição, não veio de um curso apenas. Não existe um curso que traga toda essa bagagem. É realmente uma vida toda dedicada a essas áreas, a pesquisa, ao estudo. E o que eu resolvi fazer há 3 anos, foi compartilhar o que aprendi, e percebo que quanto mais compartilho. Mais tenho aprendido. Quando mais me coloco a ensinar, mais necessito aprender. Acho que hoje encontrei o caminho para o eterno processo de aprendizagem. Esse caminho é o ensino. Ensinar nos coloca nessa dinâmica da necessidade constante de novos conhecimentos. Pois sabemos da nossa responsabilidade que temos mediante aqueles que se colocam a aprender conosco.

Agora vou falar um pouco mais objetivamente sobre os programas e minha relação com eles.

 Ilustrator |  Photoshop Lightroom |  Photoshop |   Fireworks |  Indesign |   CorelDrawn

Acredito que minha paixão pelo Design gráfico começou com o famigerado Fireworks, na época eu usava para tudo. Foi meu grande parceiro na criação de Sites e criação de artes para web por muito tempo. Eu cheguei a utilizar o Corel, mas foi mais por necessidade, onde trabalhava usavam, e tive que aprender, mas confesso que nunca fui um grande fá do Corel. Aprecio quem utiliza e curte, mas comigo não “rolou”. A virada de chave pra mim veio com o Adobe Illustrator, com esse programa eu dei um salto na qualidade de tudo que eu fazia. De cara na época me apaixonei pelo recurso do gradiente, que era muito pobre em termos de resultado visual tanto no fireworks, como no Corel. O illustrator foi a virada de chave para que eu pudesse desenvolver projetos que me fez até ganhar concursos por onde eu trabalhei, como concurso de logotipos. Ao contrário de muitos o Photoshop foi o programa que conheci após o Illustrator… Apesar do Photoshop ser mais popular, as minhas necessidades á época lá em 2011 me levaram a ter o Illustrator como o “queridinho”. Já o Photoshop Lightroom, eu passei a usar quado fiz alguns trabalhos como fotografo, é muito bom quando precisamos fazer a revelação digital, principalmente de arquivos RAW, pois ele trabalha em lotes. Hoje ele está um pouco aposentado pois o Photoshop incorporou o efeito camera raw que trás diversas propriedades. Acredito que hoje o PS está em um nível muito bom, e hoje sem o PS muita coisa ficaria praticamente inviável. Então se você olhar em minha barra de trabalho sempre verá o AI e o PS abertos, para mim são parceiros de trabalhos.

 Sony Vegas |  After Effects |  ActivePresenter |  Camtasia

Nessa lista de cima acabou faltando colocar o ícone do Premiere, mas de fato o software de edição de vídeo que mais uso hoje é o Camtasia, pois uso para as edições das aulas que gravo, o premiere uso mais quando vou criar algum vídeo promocional ou de campanha. O After effects utilizo mais para criar algumas animações de logo. Não me considero um motion Designer, pois precisaria de bastante intimidade e bagagem para isso. Já o Sony Vegas foi meu grande parceiro quando trabalhei em setores de comunicação social e fazia filmagens de eventos e editava usando esse programa, hoje nem tenho mais instalado, o premiere substituiu ele bem no meu preset de programas.


 HTML5 |  CSS |  PHP |   jQuery |    Bootstrap |  MySQL |  Postgres

O meu primeiro site com domínio registrado há mais de 15 anos atrás, ao longo desses anos por onde trabalhei sempre tive a oportunidade de estar envolvido na área de design e web design. Tenho curso na área de Programação Web, sou formado em Pedagogia e tenho Mestrado Acadêmico em Ensino. Já criei temas para Joomla, Drupal e WordPress.  Por ter uma formação na área de Educação e também Tecnológica e por atualmente atuar profissionalmente em uma Universidade, estarei dedicando meu tempo livre a criar conteúdo sobre cursos online e sobre tecnologia, buscando aliar essas duas grandes áreas que tenho muita proximidade

Desde os 12 anos de idade comecei a desenvolver sites, fiz alguns cursos na época, mas a maior parte dos conhecimentos que adquiri foi na grande rede. Abaixo apresento algumas das linguagens, bibliotecas e bancos de dados que já trabalhei em alguns projetos.

 WordPress |  Joomla  |  Drupal  |    DSpace

Com o passar dos anos as comunidades de programadores foram surgindo, e os sistemas gerenciadores de conteúdo ganharam um grande espaço.

Comecei a trabalhar com o Joomla, posteriormente com o WordPress, e devido a demanda de uma necessidade de trabalho também acabei utilizando o Drupal, mas atualmente é com o WordPress que prefiro trabalhar. Recentemente, acabei tendo que pesquisar e utilizar o DSpace que já entra para outro tipo de gerenciamento de conteúdo, que é mais específico para os fins acadêmicos.

Existem ainda uma série de ferramentas que nos auxiliam nas atividades envolvidas para o trabalho de desenvolvimento, abaixo também listo algumas das aplicações que mais utilizo:

 Notepad++ |  phpmyadmin |  PgAdmin |  Filezilla |    XAMPP |    Apache |  Putty

HTML5
75%

CSS3
80%

PHP
60%

jQuery
50%

Bootstrap
90%

MySQL/Postgres
80%

WordPress
90%

Joomla
80%

Drupal
70%

DSpace
50%

Como Hobby, acabei com o passar dos anos adquirindo experiências com o uso de alguns softwares de edição de áudio, dentre outros e seus plugins, destaco os programas abaixo:

 Cubase SX |  Fruity Loops

Por ter tido trabalhado vários anos em setores de Comunicação Social, a fotografia também é uma área que tenho curso e prática. Enquanto morava no Rio de Janeiro, fiz um curso de Fotografia pela Sociedade Fluminense de Fotógrafos. Mas atualmente, apenas utilizo os conhecimentos como Hobby. Abaixo estão listadas algumas câmeras que já tive.

 Nikon D300 | Nikon D5100 |   Canon 6D | Canon T5i

Illustrator
80%

Lightroom
70%

Photoshop
60%

Fireworks
75%

Indesign
60%

Corel
50%

SonyVegas
80%

After Effects
40%

Camtasia
60%

Cubase
70%

Fechar Menu