Ter o SSL no seu site não é uma questão mas apenas de segurança, é quase que uma exigência. Alguns navegadores atuais já estão proibindo o acesso e alertando para a insegurança de se acessar os sites que não possuem certificado SSL.

A utilização do Google ADS e outros serviços web como o OneSignal também exigem que o site possua SSL. Assim, o quanto antes você instalar o certificado melhor para o seu site.

A maioria das hospedagens já fornecem SSL gratuito, se a sua não possui, sugiro utilizar a hostgator, que é uma das melhores hospedagem de site e possui esse certificado para todos os seus sites.

Para quem não sabe, o SSL é uma certificação de criptografia que protege a navegação do usuário, e de maneira prática permite que o seu site tenha o prefixo de protocolo “https” ao invés de apenas “http”.

Se você não sabe como instalar o certificado SSL, basta solicitar o suporte da sua hospedagem que eles irão dar todos os passos.

Acontece que se você instalar o SSL em um site wordpress que não tinha o SSL instalado desde o início, você precisará fazer alguns passos para evitar o comum erro de “mixed content”, que aparece quando o site possui URLs antigas sem o “https”.

Esse erro ocorre porque na base de dados do seu site quando você foi criando seu site, algumas URLs foram gravadas com o “http”, e quando você muda para “https” nem todas as URLs atualizam automaticamente, apenas aquelas que utilizavam URLs relativas.

E como acertar isso?

O primeiro passo é alterar a URL do seu site no painel de configurações do WordPress mudando as URLs para “https”. Configurações -> Geral

Ocorre que se você fizer apenas isso, o erro de mixed contet deve permanecer pois existem registros da URL apenas com “http” na base de dados e aí que você precisa procurar por todas as URLs do seu site que possuíam http, e mudar para https.

Como fazer isso?

Existem plugins que facilitam esse serviço. O que tenho utilizado é o -> https://br.wordpress.org/plugins/better-search-replace/

Após instalar e ativar o plugin, basta acessar 1) Ferramentas , 2) Better Search Replace. 3) Digitar a url completa do seu site com o http, e 4) colocar a url completa do seu site com o https. 5) Selecionar todas as tabelas e 6) Clicar no botão Run Search/Replace.

Após rodar esse processo é provável que o problema de mixed content resolva. Porém pode acontecer de alguma URL que seja de referência do tema, ou alguma outra parte que não esteja nas bases de dados esteja utilizado a url “http” para identificar qual a URL que está gerando esse erro basta inspecionar a página 1) clicando com o botão direito do mouse pelo google chrome na página e clicando em inspecionar.
Após, 2)  basta clicar nos erros que fica no canto superior direito, e aí logo em baixo 3) deve aparecer quais os conteúdos que não são https.

Após seguir todos esses passos, provavelmente o seu site já deve ficar ok.

Lembre-se de que, se você acabou de solicitar o certificado é normal que o mesmo demore um pouco para que o mesmo seja disponibilizado.

Receba com prioridade Conteúdos sobre Como Criar Sites Profissionais

Fechar Menu