Nesta postagem iremos ensinar alguns segredos que muitos profissionais sabem e guardam a 7 chaves, e que está relacionado ao que você deseja aprender, que é como aparecer no Google.

Muitas pessoas se perguntam: “como divulgar meu site“, como ter “minha página no google” ou mesmo é possível “cadastrar site no google“.

Essas são perguntas que eu já me fiz um dia, e de imediato digo que sim, é possível. Eu trabalho com o desenvolvimento de sites há mais de 15 anos e desde quando aprendi a criar sites, percebi a importância de aparecer nos buscadores.

  • Antes de tudo, é preciso que você entenda que existe um processo por trás desse “cadastro” que é chamado de indexação. Assim o melhor termo ou pergunta seria “como indexar meu site no google“.

Com o passar dos anos, a concorrência por um espaço nas primeiras páginas do google está cada vez mais acirrada, são inúmeros os sites e blogs que são criados todos os dias e mais ainda inúmeras são as quantidades de páginas e posts que são publicados.

O segredo para essa grande concorrência está em seguir algumas técnicas que são utilizadas para realizar a otimização do reconhecimento do seu conteúdo pelos buscadores.

Para quem não sabe como funciona o processo de indexação por completo, neste tópico abaixo irei explicar um pouco, para quem já conhece, poderá pular para o tópico 2 seguinte.

Como o google indexa meu conteúdo?

Bem, o google e os demais mecanismos de buscas possuem algorítimos que são denominados de bots, no caso do Google é o Googlebot, que realiza varreduras entre os links existentes na grande teia da web. O normal é que os mecanismos de busca possam identificar automaticamente o conteúdo do seu site. Mas com a grande quantidade de sites e links existentes, caso o seu site não esteja corretamente vinculado, é provável que seu site ou suas páginas novas não apareçam no Google e sejam ignoradas. Para isso existem alguns mecanismos que o próprio google desenvolveu e que irá te auxiliar nesse processo.

O que fazer para indexar meu site?

Existe um caminho simples de informar sua URL para o índice do Google, mas não é garantido que seja adicionado e é apenas aquela ação inicial a se fazer. Basta você acessar esta página do Google e adicionar a sua URL.

Se você está realmente preocupado em ter seu site nas primeiras páginas, posições ou resultados do google, é preciso que você esteja disposto a realizar algumas configurações. Para muitos que já são da área não é novidade falar das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que são as técnicas utilizadas para a otimização dos conteúdos pelos os mecanismos de busca.

Mas neste post não iremos nos deter as técnicas de SEO propriamente ditas, em outro post apresentarei as dicas específicas de SEO.

O que vamos ensinar aqui, são os caminhos para que você possa auxiliar o google na indexação do seu site.

Vou elencar em tópicos o que faremos para você ter uma dimensão dos passos que serão percorridos por nós, caso você já tenha feito alguns dos passos poderá pular as etapas já realizadas, mas não deixe de fazer nenhuma das etapas pois são todas importantes, caso você nunca tenha feito nada desse tipo, siga a sequência.

Passos para indexar o site no Google

  • Adicionar o site no Google Analytics
  • Webmaster Tools (Search Console)
  • Gerando e enviando sitemap.xml
  • Reindexando a página no Google

 

1. Adicionando o site ao Google Analytics

Em uma síntese para que você não sabe o que é o Google Analytics, podemos definir que é uma aplicação do próprio google utilizada pelos administradores do site para acompanharem as estatísticas e métricas de visitação do site.

Para adicionar o site site ao Google Analytics basta criar sua conta no site -> https://analytics.google.com

Após criar você irá acessar o menu “Administrador” que fica no canto inferior esquerdo

Após isso serão exibidas 3 colunos e você irá na coluna “Conta” e selecionar “Criar nova conta”

Na sequência não existe mistério, é simples basta preencher as informações solicitadas e depois clicar no botão “Ver ID de acompanhamento”

  • Nome da conta
  • Nome do website
  • URL do website
  • Categoria do setor
  • Fuso horário dos relatórios

Será exibida a seguinte tela onde você irá copiar o código gerado e colocar no <head> do seu site. Caso você esteja utilizando o wordpress, poderá instalar o plugin Google Analytics Dashboard for WP (GADWP) ou o plugin Google Analytics for WordPress by MonsterInsights que são plugins gratuitos e você encontra no próprio repositório de plugins do WordPress.

Feito isso, seu site estará adicionado ao Google Analytics.

2. Adicionando propriedade de site no Google (Search Console)

Agora nós iremos de fato adicionar uma propriedade de site ao google através da ferramenta Search Console que fica disposta nas ferramentas web do google.

Nesta página iremos clicar no botão “Adicione uma propriedade” que fica no canto superior direito.

Será exibida a tela abaixo para que você adicione o site

O próprio google sugere que você adicione o site uma vez com o www e outra sem o www.

O passo seguinte, ainda no Google Search após ter o seu site adicionado, é clicar no link do site que você acabou de cadastrar para enviar a sitemap.xml do seu site.

3. Criar e enviar Sitemap.xml

Se você não sabe o que é Sitemap, não se preocupe, é simples: é um arquivo geralmente .xml ou .html que organiza a estrutura e mapeamento de todos os links do seu site. Se você utiliza o wordpress, sugerimos que instale o Plugin Yoast SEO para configurar os sitemap do seu site, este plugin irá te auxiliar muito mais do que a criação da sitemap, mas não nos deteremos neste post nos detalhes das possibilidades do plugin. Apenas iremos minimamente te ensinar como gerar seu sitemap através do Yoast SEO.

Caso você não use o WordPress poderá gerar o sitemap através de alguma ferramenta online

  • https://www.xml-sitemaps.com/ (este site permite gerar gratuitamente sitemap online com o limite de 500 páginas)

Na verdade, mesmo que você use o wordpress poderá utilizar também esta alternativa.

Após gerar o sitemap, você deverar enviá-lo (fazer o upload do sitemap.xml) para a pasta raiz do seu site, ficando assim http://seusite.com.br/sitemap.xml

Configurando Sitemap pelo plugin Yoast SEO WordPress

O primeiro passo é instalar o plugin baixando no repositório do wordpress, após ativar você irá realizar os seguintes passos:

  • 1. Acessar o menu SEO -> Painel

  • 2.  Clicar na aba “Recursos” e deixar “Ativo” a página de configurações avançadas. Após isso clicar no botão “Salvar” que fica mais abaixo.

  • Com a a página de configurações avançadas ativa, você irá dispor agora do menu “Sitemap XML” que fica na aba do plugin Yoast (SEO). Como mostramos abaixo, você apenas basta acessar o link Sitemap XML, que será gerado a lista dos sitemaps.

Caso dê algum erro quando você clicar em Sitemap XML como o de “Página não encontrada”, você poderá realizar o passo abaixo: Basta clicar em configurações -> links permanentes e clicar em salvar alterações (mesmo que você não tenha alterado nada).

Esse erro de “página não encontrada” aconteceu comigo em um site apenas que fiz, o resto foi já no automático. Feito isto você poderá acessar o Sitemap XML normalmente.

Dando certo deverá abrir a seguinte tela, e você irá salvar esses dois caminhos finais do arquivo para adicionar lá no Google Search. “post-sitemap.xml” – “page-sitemap.xml” que são todos os links de seus posts e páginas, normalmente é dividido por 1000 links, caso você tenha mais de 1000 posts, serão dois arquivos post-sitemap1.xml e post-sitemap2.xml.

Voltando ao Google Search

Estando com o sitemap gerado, você voltará ao Google Search, irá clicar no link do seu site que já foi adicionado e irá procurar e clicar no botão “Sitemap

E na sequência irá “adicionar/testar sitemap” com o caminho do seu sitemap anteriormente copiado.

Feito isto, o seu sitemap está adicionado e basta você esperar que ele seja enviado e que as páginas sejam indexadas.

 

4. Reindexar página no google (Pesquisar como o Google)

Com o tempo e caso você realize alterações recentes em seu site, você também pode notar que as páginas não foram atualizadas no Google, pois ainda não foi captada a atualização pelo Googlebot. Você poderá também solicitar que seja feita a reindexação de sua página.

Para isso existe a opção (1) “Buscar como o Google” que também está disposta nas ferramentas web do Google

Você irá (2) digitar a página que deseja reindexar, ou mesmo deixar em branco e selecionar (3) buscar e renderizar, deixando em branco ele irá pegar a página principal e as outras vinculadas a ela.

Irá ficar um carregamento “Pendente”, você deve esperar que apareça o botão (4) Solicitar indexação para que você solicite.

  • Note que você tem um limite de solicitações mensais, atualmente são 10 solicitações de indexação. Então use com sabedoria, por exemplo, após uma semana de atualizações, ou após a criação de posts importantes e com conteúdos de qualidade.

Falando em conteúdo de qualidade…

É importante ressaltar que aqui apresentamos apenas as técnicas, ferramentas e possibilidades de você agilizar a sua indexação de conteúdo, porém, todavia, entretanto, você deverá atentar que o primordial está nas técnicas de SEO que você irá aplicar para a estruturação dos seus metadados que serão indexados, mas isso é assunto para outro post que faremos logo em breve, onde traremos as principais dicas de estruturação SEO para conteúdos.

Agradecemos a sua leitura, e pedimos que se inscrevam em nossa lista de e-mails para estar sempre recebendo nossos conteúdos atualizados. Como vocês podem perceber nós temos o esforço de fazer e trazer um conteúdo de qualidade, portanto esperamos que você não deixe de voltar a nos visita, muito obrigado querido leitor. Ah! e qualquer dúvida estaremos disponíveis nos comentários deste post!

Receba com prioridade Conteúdos sobre Como Criar Sites Profissionais

Fechar Menu