Técnicas SEO e otimização de sites

Seja bem vindo querido leitor,

Neste post nós apresentaremos uma série de dicas práticas para que você possa melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores. Apresentaremos as mais modernas dicas e técnicas SEO que visam melhorar a otimização de sites no Google e demais buscadores. Esse post foi pensado para você não tem a mínima ideia do que é SEO, mas também para quem já detém algum conhecimento e deseja aperfeiçoar.

Se você deseja aprender como adicionar/indexar o seu site ao Google, escrevemos este outro post que ensina passo a passo como acelerar a indexação do conteúdo no Google adicionando seu site mais rapidamente nas buscas, caso seu site seja novo ou tenha novas postagens ainda não indexadas essas dicas serão muito importante.

Neste post partiremos do básico ao avançado, e abordaremos aquilo que utilizamos na prática e que pesquisamos em dezenas de sites sobre o assunto.

O que é SEO e Como começar a Otimização do Site?

Antes de mais nada, SEO significa (Search Engine Optimization) que traduzindo em português seria “otimização para mecanismos de busca.” Dentre as estratégias de Marketing Digital a otimização do posicionamento é uma das mais importantes.

Um site que têm estratégias de criação de conteúdo e de marketing, mas que não tem o site estruturado com técnicas SEO, estará em desvantagem. Hoje fala-se já em SEO Marketing. Se você quer saber o que é SEO na prática, continue lendo este artigo, pois você não apenas aprenderá o que é, mas aprenderá as melhores ferramentas e técnicas.

Com a grande quantidade de sites que são criados todos os dias, a luta para estar entre as primeiras página dos buscadores, de preferência aparecer na primeira página do Google, é bastante acirrada.

Elencaremos aqui as principais técnicas e dicas para que você possa otimizar o seu site perante os buscadores.

Faremos uma lista resumida do que será abordado ao longo deste artigo. Se você está sem tempo e na correria buscando informações rápidas, afirmo que com SEO não funciona assim, se você quer ter seu site bem posicionado existe uma série de considerações a serem feitas. Para isso dedicamos um grande tempo e esforço criando este conteúdo para deixá-lo o mais completo possível, pois não é uma coisa que você irá fazer que tornará seu site bem posicionado, mas sim, um conjunto de estratégias e técnicas que abordarmos aqui.

O que não significa que seja difícil, pelo contrário, são coisas simples de serem feitas mas que em conjunto darão a força da sua otimização. Então sugiro que você abra um arquivo de Word ou um bloco de notas e vá anotando os principais passos, ou mesmo salve este link nos seus favoritos para voltar e verificar o que você deixou de fazer com o seu site.

Feitas essas considerações iniciais, apresento os tópicos/técnicas/dicas que serão abordadas aqui:

  • 1. Começando a otimização (primeiros passos)
  • 2. Otimizando metadados
  • 2.1 Como definir palavras-chave
  • 3. Ferramentas SEO para checar otimização de site
  • 4. Ferramentas SEO para checar palavras chave
  • 5 Dicas e técnicas SEO para melhorar o posicionamento de sites e aparecer na primeira página do Google

 

1. Começando a otimização de site (primeiros passos)

Não existe uma sequência certa e ordenada para iniciar a otimização do seu site.

Provavelmente se você está lendo este artigo já deve possuir um site ou blog e deseja melhorar o posicionamento deste conteúdo atual, mas se este não for o seu caso, se você estiver partindo do zero, não terá problemas, muito pelo contrário, pois você já irá criar seu conteúdo atentando para as principais “regras” atuais de SEO.

O início da otimização é tido através das seguintes ações:

  • Adicionar o site no Google Analytics
  • Adicionar o site no Google Search Console
  • Enviar o Sitemap do seu site para o Search Console

Essas ações como falamos no início do post nós já ensinamos passo a passo neste post, e caso você ainda não tenha feito isso, sugerimos que faça e volte a este post na sequência. Mas se você deseja fazer tudo depois e agora quer apenas entender todo o processo não há problemas, pode continuar a leitura por aqui.

 

2. Otimizando Metadados

Iniciaremos falando daquilo que é primordial para a otimização, que é a definição correta dos metadados.

Os metadados são as informações definidas na página especificamente para a leitura que é realizada pelos bots que alimentam as informações relevantes aos mecanismos de busca.

Mesmo tendo sua importância extrema nesse processo, caso um site não possua metadados ele também será indexado pelo Google. Acontece que nesse caso o próprio bot irá definir quais as partes do seu texto irão compor os metadados.

Antes de partimos para as explicações práticas será necessário saber o que é uma palavra-chave de calda longa.

Bem, palavra-chave, acredito que todos tenham a compreensão, mas de maneira resumida, podemos dizer que é o termo que tenta sintetizar o conteúdo que é abordado no texto. Os mecanismos trabalham a partir de palavras-chave, daí a importância delas para a identificação do conteúdo.

  • Mas existem também as chamadas palavras-chaves de calda longa, que é o agrupamento de mais de uma palavra chave formando um termo. Podem ser duas ou mais palavras, mas que não variam muito na quantidade de palavras, ficando em torno de 2 a 4 palavras (isso não é uma regra). Podemos exemplificar com o seguinte termo “otimização de sites”. Está é uma palavra de calda longa, e que eu prefiro chamar de termo-chave. Palavra de calda longa é a tradução literal do termo Long Keyword.

Hoje para as técnicas de SEO são mais utilizados os termos-chave (palavras de calda longa), do que as palavras isoladas. Isso ocorre por que a partir de um termo é mais fácil de se encontrar o que se deseja de fato.

  • Faremos a explicação já através de um plugin chamado Yoast SEO que tem a sua versão gratuita no repositório do WordPress.

Se você quiser já ir aprendendo, sugiro que instale o plugin e acompanhe os próximos passos. Caso você não utilize wordpress, ou não queira/possa instalar agora continue a leitura que você também entenderá do mesmo jeito.

Apresentaremos a imagem abaixo e sinalizaremos/enumeraremos alguns pontos para realizar as considerações.

Se você está usando o plugin junto comigo, abra um post, e clique em “Editar amostra” opção (1) da imagem abaixo. Para resumir como devem ser organizados os metadados irei definir em forma de tópicos as ações a serem seguidas, e explicarei mais abaixo como funciona.

  • A primeira coisa a compreender é você tem de definir uma palavra-chave ou um termo-chave que será o foco do seu conteúdo. Você pode até ter mais de um, mas sugerimos você trabalhar com um principal. As regras que se seguem são todas elas em relação a esse termo chave, dedicaremos uma seção mais a frente só para falar da escolha da palavra-chave em foco a ser utilizada. A palavra-chave em foco não quer dizer que você criou uma palavra-chave, ela servirá de guia apenas para a observância, se ela está contida aonde deveria estar.
  • A palavra-chave em foco deverá estar no Título SEO (2)
  • A palavra-chave em foco deverá estar no Metadescription que é a Meta-descrição (4)
  • A palavra-chave em foco deverá estar no Slug (3) que é o texto que fará parte da URL
  • A palavra-chave em foco deverá estar contida no primeiro parágrafo do conteúdo da sua página.

Essas são hoje as principais regras para a otimização de site. Se você quer saber o que hoje é mais importante e basilar dentre as técnicas de SEO, pode anotar as considerações feitas acima e seguir sempre.

Todavia, não é apenas realizando esses ajustes que sua página estará bem ranqueada, digamos que hoje, isso e o link building que veremos mais a frente seja o feijão com o arroz do SEO.

Através da imagem acima e do Plugin Yoast pudemos ter uma noção inicial e prática sobre o que são os metadados, eu acho que ficou bem mais claro exemplificar com a imagem do plugin pois ele meio que imita como os dados aparecem no Google e acaba facilitando o nosso entendimento pois também exibe alertas do que devemos ajustar.

Mas vamos lá que ainda tem muita coisa legal pela frente.

 

2.1 Como definir palavras-chave para a otimização de sites

A primeira coisa a se fazer é identificar qual o assunto que você está trabalhando, definir algumas palavras no papel e depois utilizar algumas ferramentas para encontrar o termo-chave ideal para você.

Hoje existe uma ferramenta ideal para verificar quais as possíveis palavras-chave em foco (ou termos-chave em foco) para você utilizar.

Existem outras, mas esta tem me auxiliado a sintetizar um trabalho que antes fazia pelo:

  • Google Keyword Planner
  • Google Suggest

Logo mais, apresentarei outros sites que te auxiliarão com suas ferramentas para esse processo de otimização.

Ao acessar o site Ubersuggest você deve primeiro definir a linguagem de busca para Português – Brasil, e em seguida procurar pelo termo-chave.

Sugiro que utilize mais de uma palavra e já direcione para uma palavra que possa ser pesquisada pelos usuários. A dica é: “Pense como você pesquisaria sobre aquele assunto“.

  • Se a sua ideia é gerar conteúdo que efetivamente gere tráfico, é sugerido que primeiro você faça a escolha do termo-chave, veja quais palavras são mais pesquisadas e crie o conteúdo com foco naquelas palavras.
  • Todavia, outra grande dica, é você não optar pelas palavras que tem o maior número de pesquisas, pois a concorrência será grande, opte por escolher um termo-chave que tenha uma boa quantidade de pesquisa mas que não esteja no topo. Essa dica é para as pessoas que estão começando, depois que seu domínio ganhar autoridade perante o Google, você poderá entrar nessa briga para termos de alta pesquisa, de início procure por termos que são medianos.

Entenda o que o Ubersuggest faz e como você deve interpretar os resultados

 

  • Na imagem acima, nós pesquisamos pelo termo “otimização de sites” onde apareceram 357 ideias. Você deve pensar, cade o termo que eu pesquisei? Onde está “otimização de sites”. É, eu me perguntei isso também até entender como funciona. O Ubersuggest utiliza os mecanismos do Google Keyword Planner e Google Suggest para verificar quais os termos relacionados ao assunto que você pesquisou tem mais volume de pesquisa. Geralmente ele ordena pelo volume de pesquisa, mas você pode modificar pelas “setinhas” no título de cada coluna.

O nosso termo pesquisado e que é utilizado em nosso post “otimização de site”, foi visto apenas mais abaixo com o volume de 1.600 pesquisas mensais. É, foi uma opção que fizemos, de não utilizar uma palavra tão pesquisada para ter a possibilidade de estar entre os primeiros resultados.

palavra chave - otimização de sites seo

Com o Ubersuggest você tem acesso aos dados que o Google indica e estão correlacionados com o termo pesquisado e são dimensionados pelo volume de pesquisas mensais. Mas existem outros dados como o CPC e a Competição.

  • Em linhas gerais CPC é o custo por clique dos anúncios que são publicizados de maneira paga para a pesquisa daquele termo.
  • Competição é um índice que advém de um algoritmo e mensura o nível de competitividade para o termo pesquisado.
  • CTR – você ainda pode se deparar com esse termo em outros sites, em síntese, é o percentual de conversão das visualizações em clicks, ou seja: qual o percentual de clicks em relação a quantidade de exibições do link que foram realizadas.

 

3. Ferramentas online de análise SEO (checar site)

Agora que você já sabe algo sobre SEO iremos apresentar algumas ferramentas/sites online que irão lhe auxiliar a verificar como está o seu site segundo as regras SEO, e na sequência apresentaremos ferramentas para a busca de palavras-chave

Para você verificar quais melhorias podem ser realizadas na sua página você pode usar algumas ferramentas online, segue abaixo algumas delas.

4. Ferramentas online de análise SEO (buscar palavras-chave)

 

5 dicas e técnicas SEO para melhorar o posicionamento de sites

  • Conteúdo ( o seu artigo deve conter pelo menos 300 caracteres, muito embora algumas pessoas venham a considerar que o ideal seja acima de 1.800)
  • Link Building – Backlinks – Links externos. Definitivamente você precisa trabalhar este fator. Uma das principais métricas a serem consideradas é o número de backlinks que um site possui. Backlinks são os links que estão em outras páginas apontado para a nossa.
  • Ainda falando link building, existe também a necessidade de se construir Links Internos (faça em suas páginas referências e ligações de links entre elas, esse é um dos principais fatores de otimização de sites que estão relacionados a estrutura da sua página). Para facilitar a criação desses links, você pode criar uma Page Pillar, que é uma página bem construída e elaborada onde você abordará de maneira bem completa o tema central de suas principais postagens, e as páginas seguintes não tão extensas você poderá linkar para esta Page Pillar que trás a maioria das informações. Mas não force muito a barra utilizando vários links internos, seja preciso e honesto com o seu leitor. Insira uma média de no máximo 4 links internos, isso não é regra, é apenas um conselho.
  • Aonde deve conter palavras-chave? Título da página, slug, meta-descrição, primeiro parágrafo do texto e nos subtítulos do texto. O seu texto deve conter uma densidade para com a palavra chave em foco que você escolheu, mas não abuse disso, não torne a leitura repetitiva e forçada. Uma das maiores forma de retorno do visitante é dispor de um conteúdo de qualidade. Veja a imagem abaixo para visualizar a palavra-chave “otimização de sites” aparecendo no título da página, no slug (url) e na meta-descrição.

seo - otimização de sites - aparecer no google

  • Imagens – coloque alt tag nas imagens, e também renomeie a sua imagem para alguma palavra-chave em foco no seu texto.

 

Trouxemos neste post algumas dicas para você que está começão a aprender técnicas SEO e otimização de sites.

Não pretendemos esgotar este assunto mas esperamos que tenha gostado. Caso deseje receber automaticamente notificação de nossas postagens mais recentes cadastre seu e-mail abaixo em nossa lista.

Agradecemos a sua visita e esperamos tê-lo aqui novamente!

 

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