Neste post iremos ver como instalar o WordPress na hospedagem de forma manual.

O primeiro passo é você já ter contratado uma hospedagem e esta hospedagem dispor do cPanel.

Os passos que iremos seguir aqui serão considerados a partir do usuário já logado em sua hospedagem cpanel.

Antes de explicar cada passo detalhadamente eu vou fazer uma síntese em tópicos do que precisamos fazer para instalar o wordpress manualmente na hospedagem:

  • 1) Baixar o arquivo do wordpress no site https://br.wordpress.org
  • 2) Fazer o upload dos arquivos para o cPanel
  • 3) Criar a base de dados mysql, o usuário e dar as permissões
  • 4) Realizar a instalação.

Baixando o arquivo wordpress

A primeira coisa que temos que ter em mente é que há uma grande diferença entre wordpress.com e wordpress.org. Sem nos deter muito nesse assunto. Através do wordpress.com você obtem acesso ao wordpress sem ter que instalar e gratuitamente, porém ele é bastante limitado e para que você consiga parcialmente manipular o seu wordpress você precisa contratar um plano, mas mesmo assim, a experiência não é tão boa. Desta forma nem sequer ousamos a fazer referência a utilização do wordpress.com

Apesar de o wordpress ser um só, no domínio .com é oferecido um serviço. Enquanto que o wordpress.org dispõe da versão que você mesmo pode baixar e instalar em sua hospedagem e aí irá dispor de todo o potencial de utilização do wordpress.

Para baixar o wordpress em sua última versão basta acessar o link https://br.wordpress.org e procurar pelo botão de download da última versão.

Upload do wordpress para a Hospedagem

Na sequência, com o arquivo já baixado em seu computador, basta você enviar este arquivo pelo gerenciador de arquivos e descompactar na pasta que você deseja. Ilustrarei através das imagens abaixo os passos.

  • 1) Acesso ao gerenciador de arquivos

 

  • 2) Carregar/fazer upload do arquivo para a pasta que deseja instalar, se deseja instalar no diretório principal.

  • 3) Após fazer o upload você deve voltar a pasta e extrair o conteúdo do arquivo .zip

 

  • Provavelmente será criada uma pasta “WordPress” contendo todos os arquivos. Abra essa pasta, selecione todos os arquivos e mova para o diretório principal da pasta que deseja instalar.

Feito isso você realizou a primeira parte do processo que é enviar os arquivos para hospedagem.

Agora iremos aprender como criar a base de dados

Criando base de dados no mysql

Acessando a página principal do painel de controle, você deve procurar e clicar no ícone “Banco de dados MySQL” conforme imagem abaixo.

  • Na tela seguinte você vai “Criar um novo banco de dados” coloque o nome da base que você deseja criar, guarde esse nome pois precisará na hora da instalação

  • Em seguida, nessa mesma tela você deve criar um usuário e uma senha para ele

  • Por fim você deverá associar esse usuário a sua base de dados, dando “Todos os privilégios” de permissão.

 

Agora que você já tem os arquivos do WordPress em sua base de dados, a sua base de dados criada, o seu usuário, e o seu usuário com permissão de acessar a sua base. Você já pode partir para a instalação do WordPress.

Finalizando a Instalação do WordPress

Com os passos anteriores feitos, você precisa apenas acessar pelo navegador o endereço de onde você colocou os arquivos, que já será carregada a tela de instalação do WordPress.

Nesta parte não há mistérios, basta inserir as informações da base de dados que você criou anteriormente (nome do banco, nome de usuário e senha cadastrada). Em servidor do banco de dados geralmente mantém-se localhost.

Na tela seguinte você apenas irá colocar as configurações iniciais de instalação que são o Título, nome de usuário, senha e e-mail.

Esse usuário e senha serão os que você utilizará para acessar o wordpress.

Feito isso, você terá o seu site WordPress Instalado!

Espero que tenham gostado, deixem seus comentários e um forte abraço!

 

 

Receba com prioridade Conteúdos sobre Como Criar Sites Profissionais

Fechar Menu